Campus Jardim Ângela inicia aulas de cursos do Programa Capacita em Rede
Formações em informática básica e eletricista predial de baixa tensão marcam o início da atuação do IFSP na região
O IFSP deu início às atividades no território do Campus Jardim Ângela com a oferta dos cursos de informática básica e eletricista predial de baixa tensão, por meio do Programa Capacita em Rede. As aulas começaram em 22 de setembro e fazem parte das ações de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração de um mês.
Para o jovem Paulo Eduardo, o curso de eletricista predial de baixa tensão representa a sua primeira oportunidade de qualificação profissional. “Estou gostando muito do curso e, quando terminar, quero fazer outros cursos profissionalizantes, entrar na faculdade e conquistar meus objetivos. Quero ajudar minha avó, minha mãe, e realizar vários trabalhos também”, afirmou.
Já para Maria Senhora, aluna do curso de informática básica, a formação é a realização de um sonho antigo. “Sempre quis fazer um curso de informática, porque sou completamente leiga nessa área. Quando soube da oportunidade, tive certeza de que faria parte e seria uma das alunas”, contou. Ela reconhece os desafios de aprender depois de certa idade, mas acredita que conseguirá superar as dificuldades e alcançar seus objetivos.
Segundo a diretora-geral do Campus Jardim Ângela, Denilza Frade, os cursos FIC funcionam como porta de entrada para que a comunidade conheça o IFSP e tenha acesso às demais formações. “Eles cumprem essa função de apresentar o Instituto Federal no território, enquanto estamos em fase de implantação. O Instituto já está lá, qualificando. Daqui a um mês, certificaremos duas turmas e, em 22 de outubro, iniciaremos mais três cursos: imagem, vídeo e fotografia; manicure; e salgadeiro”, explicou.
A diretora também destacou que há perspectiva de novos cursos em 2026, ampliando ainda mais as oportunidades de formação para a comunidade local.



























Redes Sociais