Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP oferece 500 vagas para Projeto Capacita em Rede

No próximo dia 22 de setembro, às 19h30, será realizada a aula inaugural do Projeto Capacita em Rede, por meio do qual são oferecidos cursos rápidos de capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

  • Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2025, 10h02
  • Última atualização em Quinta, 13 de Novembro de 2025, 09h04
  • Acessos: 166

A aula será transmitida ao vivo. Não há necessidade de inscrição prévia para participar.

O Projeto Capacita em Rede é uma parceria da Setec, do IFSULDEMINAS Campos Machado, da CNBB e do IFSP. A ação proporciona aos campi da Expansão a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em seus territórios. No ISFP, a parceria foi articulada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

A aula inaugural contará com a participação do reitor do IFSP, Silmário Batista, e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

No IFSP, oito turmas de 25 alunos cada serão iniciadas no dia 22 de setembro nos Campi Carapicuíba (cursos de Assistente administrativo e de Cuidador de pessoa idosa), Cotia (curso de Microempreendedor individual), Presidente Prudente (cursos de Informática básica e de Cuidador de pessoa idosa), Ribeirão Preto (curso de Maquiagem) e Jardim Ângela (Eletricista predial e Informática).

No próximo mês de outubro, outros 12 cursos iniciarão suas aulas: Carapicuíba (Assistente administrativo e Libras), Diadema (Assistente administrativo e Cuidador de pessoa idosa), Guarujá (Pedreiro de Alvenaria e Cuidador de pessoa idosa), Jardim Ângela (Comunicação em mídia — vídeo,imagem e fotografia; Produção de alimentos doces e salgados e Manicure e pedicure) e Presidente Prudente (Turismo religioso, Habilidades comportamentais para o mundo do trabalho e Almoxarife na penitenciária).

Mais sobre o Capacita em Rede

O Capacita em Rede é um projeto de inclusão social alinhado ao tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Fome.

Trata-se de uma parceria criativa e inovadora entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Por meio dessa parceria são ofertados cursos rápidos, de 50 horas presenciais. A ação acredita que a capacitação profissional é uma das principais alternativas para a inserção no mundo do trabalho e o combate à fome.

O projeto tem alcançado pessoas em vulnerabilidade social com os mais diversos perfis, incluindo aquelas em exclusão social e profissional, muitas vezes sem esperança no futuro, como dependentes em recuperação, reeducandos do sistema prisional, moradores em situação de rua, migrantes e nômades e assentados.

Saiba mais no documento abaixo:

Apresentação Capacita em Rede

registrado em:
Fim do conteúdo da página