Institutos Federais: a cara do Brasil
Os Institutos Federais (IFs) estão presentes em todo o Brasil e são hoje referência em educação pública, gratuita e de qualidade. Criados em 2008, eles já somam mais de 600 campi em funcionamento e outros 100 em implantação, levando ensino, pesquisa e extensão para milhares de comunidades.
Atualmente, são mais de 1,8 milhão de estudantes matriculados em diferentes níveis: cursos técnicos, graduações, pós-graduações e também programas de qualificação para todas as idades. Além disso, os IFs desenvolvem mais de 40 mil projetos de extensão e 16 mil pesquisas aplicadas, sempre buscando soluções para o dia a dia da população e contribuindo com o desenvolvimento regional.
Crescimento em todo o país
Com o Novo PAC, o Governo Federal está ampliando a Rede com mais de 100 novos campi, previstos para entrar em funcionamento até 2026. Isso significa 140 mil novas vagas para jovens e adultos que desejam estudar, principalmente em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Também está previsto investimento de R$ 1,4 bilhão para fortalecer a infraestrutura dos campi já existentes, garantindo melhores bibliotecas, restaurantes estudantis, quadras poliesportivas e novos blocos de salas de aula.
A cara do Brasil
Os Institutos Federais refletem a diversidade do país e oferecem oportunidades reais de crescimento. São professores qualificados, cursos conectados com as necessidades locais e infraestrutura completa para apoiar os estudantes.
Mais que formar profissionais, os IFs ajudam a transformar vidas, oferecendo caminhos para o futuro e contribuindo com o desenvolvimento do Brasil.
➡️ Saiba mais em: gov.br/mec

Redes Sociais